segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Verão com chuvas acima da normal no norte do Brasil


A previsão climática para o trimestre dezembro de 2011 a fevereiro de 2012 (DJF/2012), elaborada pelo CPTEC/INPE em conjunto com o INMET e os centros estaduais de Meteorologia, indica maior probabilidade (45%) das chuvas ocorrerem na categoria acima da normal climatológica nos setores central e norte da Região Norte e no norte do Maranhão.  No norte do Nordeste, a previsão de consenso indica probabilidade de 40% das chuvas ocorrerem na categoria normal climatológica e probabilidade de 35% de ocorrerem na categoria acima da faixa normal. Para o sul da Região Sul, persiste a maior probabilidade (75%) de chuvas entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica. Na grande área central do Brasil, que inclui as Regiões Sudeste e Centro-Oeste e parte da Região Nordeste, a previsão aponta para o padrão climatológico, ou seja, igual probabilidade de chuvas para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). Nestas regiões, podem ocorrer condições de excesso de chuva em áreas isoladas, em função da atuação de sistemas convectivos locais e possível influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As temperaturas continuam sendo previstas dentro da normalidade durante o trimestre DJF/2012 para todo o País.
Este prognóstico para o verão 2011/2012 foi baseado principalmente na evolução das condições de La Niña na região do Pacífico Equatorial, embora os sinais das condições atmosféricas e oceânicas estejam menos intensos que o observado durante o evento La Niña anterior, entre o final de 2010 e o início de 2011. Ainda assim, este fenômeno deverá afetar a distribuição das chuvas nos setores norte e sudeste da América do Sul.
O período chuvoso teve início durante a segunda quinzena de outubro na maior parte do setor central do País, com a configuração de regiões de convergência de umidade entre o sul da Região Norte e as áreas oceânicas adjacentes ao sudeste do Brasil. As chuvas excederam as normais climatológicas especialmente no norte do Mato Grosso, no leste e sul de Goiás e na fronteira entre o sul de São Paulo e o Paraná. Na cidade de Ipameri, no sudeste de Goiás, choveu 207 mm acima do valor esperado (climatológico) para todo o mês de outubro, com 106 mm registrados apenas no dia 07. Também choveu acima do normal nas Regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil, com destaque para as localidades de Ivaí-PR, Chapecó-SC e Iraí-RS, onde os totais mensais excederam os valores climatológicos em mais que 100 mm. A exceção ocorreu na maior parte do Amazonas, no Acre e em Rondônia, onde os acumulados mensais de precipitação ficaram abaixo dos valores médios históricos para outubro.
Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas globais e a situação da chuva em todo o Brasil podem ser encontradas em http://infoclima1.cptec.inpe.br. As definições dos termos meteorológicos e dos sistemas sinóticos mencionados no texto podem ser encontradas em http://www7.cptec.inpe.br/glossario.

Atualizado em 21/11/2011 15:31


Seguidores

Total de visualizações de página