quinta-feira, 26 de abril de 2012

Rio Negro perto de levar prefeitura a decretar estado de alerta em Manaus


Segundo primeiro Alerta de Cheia divulgado no início do mês pelo CPRM, a cota do Rio Negro em Manaus deve atingir a marca de 29,96 metros.

[ i ]Em 2009, cheia do rio levou água para ruas do centro de Manaus.








Manaus - Caso o nível da água do Rio Negro suba mais 4 centímetros e atinja 29 metros nesta quinta-feira (26), a prefeitura deve decretar estado de alerta em Manaus. A informação é do subsecretário da Defesa Civil do Município, Ary Renato, que considera a possibilidade da cheia superar a do ano de 2009, em que o rio chegou aos 29,77 metros.
De acordo com Renato, a medida, se for necessária, dependerá da decisão do prefeito Amazonino Mendes, que receberá um relatório da Defesa Civil constatando a necessidade do decreto. “Geralmente essa decisão é tomada após o segundo alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), mas este ano a situação está atípica”, avaliou o subsecretário.
Nesta quarta-feira (25), a cota do Rio Negro alcançou a marca de 28,96 metros, ultrapassando em dois centímetros a cota de emergência para Manaus.
Em abril de 2009, o Rio Negro subia em média quatro centímetros por dia. Neste ano, a elevação das águas, até ontem, tem sido de 5,16 centímetros ao dia.

Seguidores

Total de visualizações de página