Convidamos todos os alunos, professores e interessados para assistirem a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Waléria Souza Figueira.
Título: "Previsibilidade e representação da convecção úmida"
Data: 13/DEZ/2012 (quinta-feira)
Horário: 19:00 Hs
Local: sala C24 da Escola Superior de Tecnologia.
Resumo:
A convecção úmida profunda é um fenômeno que ocorre especialmente sobre as regiões tropicais. Assim, a Bacia Amazônica tem-se mostrado uma região particularmente desafiadora para teste de parametrizações convectivas, uma vez que experimenta uma ampla gama de regimes convectivos e interações complexas entre a superfície e a atmosfera. Diante do desafio e da evolução que os modelos numéricos tenham sido melhorados nos últimos anos, as simulações ainda trazem incertezas,incerteza esta atribuída a vários fatores, alguns alheios aos processos físicos e dinâmicos descritos nos modelos. Diante disto, estudos de analise de desempenho e sensibilidade dos modelos são de suma importância para que parametrizações, como a da convecção profunda (precipitante) e rasa (não precipitante) sejam mais bem compreendidas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral realizar uma analise sensibilidade do modelo Weather Research and Forecasting (WRF) na simulação do evento de convecção profunda, ocorrido na noite do dia 30 de outubro de 2012, na região metropolitana de Manaus. Para realização deste estudo, utilizou-se o modelo de mesoescala de área limitada WRF, como condições iniciais e de contorno fornecidos pelo modelo global GFS do NCEP com resolução espacial de 0.5 x 0.5 (50.5 km) e
resolução temporal de 3 horas. As simulações foram inicializadas as 12 horas do dia 30 de outubro, centrados em Manaus, com integração de 48 horas. Realizou-se três experimentos, parametrização de convecção Kain-Fritsch (EXP_KF), Kain-Fritsch (EXP_KF*) ajustado e por ultimo convecção resolvida explicitamente (EXP_NC). Os resultados mostram que ao longo da evolução da simulação, observa-se o desenvolvimento do sistema convectivo profundo, mas com defasagem. Os melhores foram obtidos, com com a parametrização Kain-Fritsch tendo sua função de disparo ajustada. O experimento com convecção explicita obteve bom resultado, mas com impacto nas variáveis a superfície. Conclui-se que ainda se faz necessário experimentos (observacional e de modelagem) tendo como objetivo o melhor entendimento dos processos convectivos, principalmente quanto sua estrutura vertical.