segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Conhecimentos de astronomia, meteorologia e química em comunidades

Um grupo de pesquisadores se prepara para uma viagem diferente entre os dias 17 e 23 de outubro. A excursão no Barco da Ciência faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 e tem a missão de provocar o debate sobre Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Previsão de Riscos a indígenas de diferentes etnias vivendo nos arredores de Manaus.

A iniciativa é capitaneada pelo astrônomo Germano Afonso, do Museu da Amazônia, e conduzida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), arranjo que já provou ser bem sucedido durante a observação de uma chuva de estrelas cadentes em agosto último.

A expectativa é de visitar entre cinco e sete comunidades e fazer três tipos de atividades: sessões de astronomia indígena em um pequeno planetário montado no próprio barco; medições das condições de vento, temperatura e pressão nas comunidades; e medição do pH da água dos locais onde o barco aportar.

"A ideia é capacitar os professores indígenas para que eles desenvolvam as atividades", Pretendemos também ouvir os anciãos das aldeias para saber se eles têm percebido alguma mudança no clima e fazer o registro desses relatos.

Sobre a SNCT 2011 - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pretende mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C,T&I), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. As atividades da Semana são conduzidas por institutos de pesquisa, universidades, escolas, museus e outras instituições ligadas à ciência e tecnologia no Brasil.

A participação da população em todas as atividades é gratuita. Esse ano, além da discussão de um tema central – Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Previsão de Riscos – a SNCT propõe a realização da atividade "pH do Planeta", experimento que reunirá informações sobre a química da água de todo o planeta.


FONTE: http://www1.uea.edu.br/noticia.php?dest=info&noticia=19824

Seguidores

Total de visualizações de página